"Eu nunca desisti", afirma Dona Val, mãe de Ana Flávia, no último episódio de Histórias de Conforto

Para encerrar a primeira temporada do podcast em parceria com Comfort, Dona Val, mãe da atriz e apresentadora, compartilha sua trajetória de vida repleta de desafios, memórias olfativas e uma transformação inesperada aos 60+





São Paulo, novembro de 2024 - Com oito episódios cheios de convidados e narrativas especiais, Histórias de Conforto, podcast de Ana Flávia Cavalcanti em parceria com a Comfort, encerra sua primeira temporada de maneira emocionante. Para o bate-papo final, Ana recebe sua mãe, Dona Val, para compartilhar sua história de vida - desde uma infância marcada por dificuldades até se tornar um exemplo de resistência e conforto.

 

Dona Val, uma das principais inspirações para que Ana Flávia Cavalcanti criasse a peça “Conforto”, que aborda a complexidade do trabalho doméstico e que serviu como base para a criação do podcast em parceria com Comfort, marca com forte memória afetiva para mãe e filha, abordou diferentes momentos de vida, começando pela difícil experiência de ser separada da sua família e levada para viver em uma pensão exclusiva para homens com oito anos de idade. “Era uma pensão com 12 quartos, cada quarto com quatro camas, e quem cuidava dessa pensão era eu. Tanto que fui tirada da escola na terceira série porque não dava conta de cuidar de tudo isso”, explicou.


Ainda ao relatar a dura realidade da sua infância, Dona Val conta que dormia no chão da copa, dentro de uma caixa de geladeira: “Lá tinha um depósito de colchão e nesse depósito era onde eu ficava de castigo, que era o momento que eu tinha para brincar. Como lá tinham vários colchões eu achava isso um absurdo, ironia né?! Porque uma criança, com a idade que eu tinha, além de fazer todo serviço pesado, dormia no chão dentro dessa caixa enquanto havia um depósito de colchões”, relembrou.

 

No episódio, ela fala sobre o preconceito que sofreu, racismo e as barreiras enfrentadas pela classe trabalhadora doméstica no Brasil: "Damos amor aos filhos dos outros, mas nunca somos valorizadas", destacou. No entanto, ela nunca se deixou abater e sempre se dedicou ao trabalho, afirmando: “Sempre gostei de fazer o que eu faço. Independente do lugar ou da casa, quando a gente se propõe a fazer alguma coisa, tem que fazer o melhor."
 

Hoje, Dona Val encontrou uma nova paixão: a atuação. “Estou muito feliz com esse caminho, estou aprendendo, a vida é sempre um aprendizado", compartilha emocionada com a nova fase de sua vida. Ela atua na peça de teatro “Conforto” ao lado de sua filha Ana Flávia e já fez até filme, experimentando uma reinvenção profissional aos 60+, o que lhe dá uma sensação de conquista e satisfação.
 

A conversa também tocou profundamente o tema de conforto. Para Dona Val, o maior conforto é poder olhar para trás e ver tudo o que conquistou. “Conforto para mim é ver que consegui criar meus filhos, graças a Deus, com bastante trabalho. Cada um tem seu caminho, não pude oferecer uma faculdade, mas cada um soube se encaixar no que gosta de fazer", diz com orgulho. Hoje, com sua casa e os filhos criados, Dona Val afirma: “Com a fé que eu tenho é o que me dá força para seguir, eu nunca desisti".
 

Para Ana Flávia, o conforto está nas memórias mais simples, mas cheias de amor ao lado de sua mãe. Ela lembra de quando era pequena e acompanhava Dona Val nas casas de família em que trabalhava. “Eu sentia um cheiro nesses apartamentos, um cheiro gostoso, que eu falo na peça que é um cheiro de gente rica. Esse perfume que a gente não tinha próximo da nossa casa, mas que a gente tem agora", compartilha Ana Flávia, revelando como as memórias olfativas de sua infância sempre a acompanhavam, trazendo um toque de nostalgia e amor à sua história.
 

Este último episódio de Histórias de Conforto é, sem dúvida, uma homenagem emocionante a Dona Val, uma mulher que, mesmo diante das adversidades da vida, nunca desistiu e sempre encontrou forças para seguir em frente.
 

Conversas de conforto que tocam no mais profundo

Histórias de Conforto é um podcast criado pela atriz Ana Flávia Cavalcanti em parceria com Comfort, que se propõe a entender os diferentes significados que a palavra conforto carrega para cada pessoa. O projeto surgiu como uma forma de aprofundar a discussão iniciada na peça “Conforto”, também de Ana Flávia, em que a atriz explora a presença do perfume de Comfort ao longo de sua infância, acompanhando sua mãe no trabalho como diarista em casas de família.
 

Comfort mantém o consumidor no centro de suas estratégias e se movimenta para estar cada vez mais próxima de onde ele está. A parceria com a Ana Flávia vai de encontro a esse esforço da marca, dando visibilidade a narrativas de consumidores reais que se encontram com nossos perfumes e produtos e a forma como eles estão presentes na vida dos brasileiros”, afirma Larissa Rezek, gerente de marketing de Comfort.

 

Os oito episódios já estão disponíveis nos canais de Comfort no YouTube e no Spotify, além de pílulas com trechos especiais nas redes sociais da marca e da atriz.


Categoria:

Deixe seu Comentário