Mercado colombiano é tema de reunião da Assintecal

O mercado colombiano para componentes, couros e calçados foi tema da primeira reunião do Grupo de Exportação da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) realizada na manhã de hoje (13). O encontro ocorreu no formato on-line e contou com a apresentação do vice-presidente executivo da Acicam (associação de calçadistas da Colômbia), Willian Parrado.

 

Na oportunidade, Parrado destacou a força da indústria colombiana, apesar da queda na produção e nas vendas ao longo de 2024. Com uma produção e consumo estimados em 75 milhões e 120 milhões de pares, respectivamente, a indústria viu sua produção despencar 4,8% no ano passado, ao passo que o consumo caiu 4,9%. A expectativa, no entanto, é de recuperação para 2025, tanto na produção quanto no consumo, o que abre espaço para o aumento das importações de matérias-primas. Atualmente, as principais origens das importações de calçados e suas partes na Colômbia são China, Vietnã, Indonésia e Brasil.

 

IFLS+EICI

A palestra também contou com a participação de Marcela Cifuentes, diretora da feira colombiana de calçados e componentes IFLS+EICI, que tradicionalmente recebe empresas brasileiras associadas da Assintecal apoiadas pelo Brazilian Materials, programa realizado em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Segundo ela, a mais recente edição da feira, realizada em fevereiro, contou com mais de 430 expositores de quatro países, uma visitação de mais de 10 mil compradores e negócios que ultrapassaram US$ 12 milhões.

 

O Grupo

O Grupo de Exportação da Assintecal foi criado com o intuito de debater oportunidades em mercados relevantes para o setor de componentes e produtos químicos, em discussões que trazem especialistas e contam com a participação ativa de empresas associadas à entidade. A próxima reunião do grupo acontece no final de abril.

Categoria:

Deixe seu Comentário